Nossa Declaração de Fé

1. DA BÍBLIA

Cremos que as Escrituras Sagradas, compreendendo o Antigo e o Novo Testamento, são inteiramente inspiradas por Deus, infalíveis na sua composição original e plenamente dignas de confiança em todas as áreas que venham se expressar, sendo também a autoridade final e suprema como regra de fé, conduta e vida, sendo ainda o manual do Criador, o qual contém a revelação plena da Personalidade Divina e humana, escrita por autores humanos para que, usando suas próprias personalidades, compusessem e registrassem, isenta de erro, Sua revelação nas palavras dos manuscritos originais.

II Tim. 3:16-17; II Pedro 1:20-21
2. DA TRINDADE

Cremos em um só Deus que subsiste de forma eterna, poderosa e perfeita em três pessoas, sendo distinto em sua trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.

Gên. 1:1("Elohim"-forma plural); Is. 6:8 ("nós"); João 10:30; Atos 20:28; I João 5:7
3. DA PESSOA DE DEUS

Cremos que Deus é espiritual em Sua natureza, ou seja: em Seu ser essencial, Deus é Espírito e, nessa qualidade, é imaterial e, portanto não pode ser alcançado pela visão física, nem é capaz de correta representação material, por causa de Sua natureza essencialmente espiritual. Ele é auto-sustentado e o tem sido desde toda a eternidade. Sua auto-existência é um de seus atributos essenciais. Ele é imutável; Sua compreensão é infinita; Sua inteligência é perfeita. Ele é onisciente, onipresente e onipotente. Toda a natureza e todas as ações humanas, presentes ou futuras, dependem de Sua vontade e poder, estando sujeitas à Sua Palavra. A santidade de Deus se manifesta em Seu ódio contra o pecado, em Seu deleite na retidão e na separação entre Ele e os que vivem no pecado; Sua vontade é tornar santo o homem em seu caráter e conduta.

João 5:26; I Tim. 6:15-16; Is. 44:6;57:15; Núm. 23:19; Tiago 1:17; Salmos 139:1-24
4. DE JESUS CRISTO

Cremos em Jesus Cristo que foi concebido por obra do Espírito Santo, nascido da virgem Maria. Cremos que Ele é verdadeiro Deus e Verdadeiro Homem. É o único mediador entre Deus e o homem. É o salvador do homem pela fé em sua morte vicária. Somente Ele foi perfeito em natureza, ensino e obediência.

Mateus 1:18; Filipenses 2:5-8; Rom. 9:5; Hebreus 5:8
5. DO ESPÍRITO SANTO

Cremos que o Espírito Santo é agente na criação do universo, na inspiração da Bíblia, na consciência do homem e no testemunho da verdade divina, convencendo o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Cremos que o indivíduo é batizado com o Espírito Santo no momento de seu novo nascimento, que nele permanece como garantia ou selo de sua redenção.

Jó 33:4; Salmos 104:29-30; João 16:7-11; Efésios 1:13-14; 4:30
6. DOS ANJOS

Cremos na realidade do mundo sobrenatural, incluindo anjos bons que ministram a Deus e aos Santos, sendo seres espirituais que assistem dia e noite diante de Deus, organizados e com funções definidas, entre elas adorar a Deus e servir os Santos. Cremos, também, na realidade de Satanás, que no exercício de seu livre arbítrio, rebelou-se contra o criador, o qual, juntamente com seus anjos malignos, agem de modo organizado contra Deus e Seus filhos. O ministério de Satanás é multiforme, incluindo em seu escopo a oposição a Deus e a frustração de Seus propósitos, além da opressão, aflição e tentação dos homens. Ele e seus anjos estão debaixo da maldição perpétua. A derrota deles foi decretada na cruz. Eles estão destinados a serem expulsos dos lugares celestiais e finalmente aprisionados no abismo de onde serão lançados no lago de fogo e punidos eternamente.

Hebreus 1:13-14; Salmos 148:2-5; Is. 14:12-17; Ezequiel 28:11-19
6. DO HOMEM

Cremos que o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus. Cremos que todos os homens são pecadores pela transgressão de Adão e pelas próprias experiências pessoais. Cremos que através da queda de Adão, a humanidade tornou-se totalmente depravada, radicalmente corrupta e distanciada de Deus; que fora da graça de Deus, os homens estão totalmente perdidos, "a ira de Deus sobre eles permanece" e se encontram no caminho para a separação eterna de Deus no lago de fogo.

Gên. 1:26-27; Rom. 3:9,19-20,23; Rom. 5:12-21; Efésios 2:1-3
7. DA OBRA SALVADORA

Cremos que o Senhor Jesus morreu por nossos pecados de acordo com a Palavra de Deus, para nos reconciliar com Deus; que todos aqueles que confiam nEle como salvador são justificados e salvos através do seu sangue derramado. Cremos que a necessidade premente do homem é a restauração de sua comunhão com Deus, a qual se dá através da fé, o único meio pelo qual o homem se apropria dos benefícios da morte de Cristo e é reconciliado com Deus.

Rom. 5:6-11; Jo.3:16-17; I Tim. 2:5-6; Atos 4:10-12
8. DO CHAMADO GERAL

Cremos que o chamado para salvação é geral e dirigido aos não-eleitos igualmente, tanto quanto aos eleitos, porque é também dever e interesse daqueles aceitar o Evangelho, visto que as providências da salvação são igualmente adequadas para ambos, além de ser abundantemente suficientes para todos, também porque Deus pretende que seus benefícios revertam efetivamente a quantos aceitarem o convite.

João 1:12; I Tim. 2:4; Rom. 1:16; Tito 2:11; II Pedro 3:9
9. DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO

Cremos na ressurreição física e pessoal de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo no corpo em que Ele sofreu, sendo esta confirmada por mais de quinhentas pessoas que, de uma só vez, o viram ressurreto; cremos em sua ascensão aos céus, em Sua presença atual à mão direita do Pai e no seu trabalho em nosso favor como Sumo Sacerdote, Mediador e Advogado.

I Cor. 15; Mateus 28:1-10; João 20:1-29; Atos 1:1-11; Heb. 4:14-16;
10. DO ARREBATAMENTO DA IGREJA

Cremos na volta pessoal, física, iminente e premilenar de Cristo a fim de levar os crentes para si mesmo. A ressurreição dos crentes terá lugar quando Cristo vier buscar Sua Igreja, e será separada da ressurreição dos incrédulos pelos mil anos do Reinado de Cristo. A volta do Senhor constitui um poderoso motivo e incentivo para o desempenho de cada uma das responsabilidades cristãs e para a realização de toda boa obra.

I Tess. 3:13; 4:16-17; I Cor. 15:23
11. DA VOLTA DE CRISTO

Cremos que a volta de Cristo é dupla; não se trata de duas vindas, mas sim, de dois estágios de uma só vinda. A primeira fase será nos ares no arrebatamento da igreja. Os santos serão arrebatados para se encontrarem com Cristo, nos ares, e, após um intervalo em que determinados fatos se verificarão nos lugares celestiais, retornarão com Ele a esta terra. A segunda fase será à terra em companhia de seus santos. Este segundo estágio da volta de Cristo é que dará início a retomada de suas relações com Israel e com as nações, na qualidade de Messias e Rei.

II Tess. 1:7-9; II Tess. 2:7-8
12. DO REINO MILENAR

Cremos que Cristo estabelecerá literalmente Seu Reino que será um período de governo justo sobre a terra e que se prolongará por mil anos. O Reino de Cristo terá começo por uma série de julgamentos, mas será um Reinado de justiça. A justiça será obrigatória durante o Milênio, e assim, predominará.

II Tim. 4:1; Apoc. 20:1-9
13. DO NOVO NASCIMENTO

Cremos que todo aquele que pela fé recebe a Jesus Cristo como seu Salvador é nascido de novo pelo Espírito Santo na família de Deus, é eternamente salvo, o Espírito Santo habita em seu espírito para iluminá-lo, guiá-lo e dar-lhe força na vida, no testemunho e no serviço.

João 3:1-21; II Cor. 5:17; Efésios 1:13-14; I João 5:1-8
14. DOS DONS ESPIRITUAIS

Cremos que Deus concede dons espirituais para todos os crentes, visando a edificação do Corpo de Cristo. Cremos, contudo, que alguns dons do Espírito, tais como profecias, milagres, línguas e curas, foram principalmente designados por Deus para fases de fundamentação da Igreja, não sendo necessários ou obrigatórios em todas as eras, conforme disposto na teologia pentecostal e carismática. Quanto a esses dons não os negamos, mas insistimos na cautela e estrita obediência às exigências neo-testamentárias com respeito à sua prática.

Rom.12:3-8; I Cor. 12:1-11;14:1-40; Efésios 4:11-13; I Pedro 4:11
15. DA IGREJA

Cremos que o instrumento de Deus, no presente tempo da graça, é a IGREJA, que é o corpo e a noiva de Cristo. A Igreja, na qualidade de organismo, inclui todos os crentes regenerados, tirados do mundo entre o primeiro e o segundo advento de Cristo; como organização, abrange os crentes locais que se reúnem regularmente para o serviço de Cristo. Os crentes individuais são representados como pedras de construção que, unidas umas às outras, constituem "casa espiritual" e "santuário do Espírito Santo". Dessa forma os santuários feitos por mãos humanas, em todas suas variações e formas, não constituem a habitação do Deus Altíssimo. Os crentes são as "pedras vivas" que constituem a habitação de Deus no Espírito.

Atos 2; I Pedro 2:1-10; I Cor. 12:12-31
16. DA IGREJA LOCAL

Cremos que a atuação da Igreja no mundo realiza-se através das Igrejas locais que são responsáveis pela proclamação fiel da Palavra e pelo testemunho acerca de Cristo aos homens, evangelizando-os, batizando-os, edificando-os e disciplinando-os. A Igreja neo-testamentária destaca-se pela prática da adoração, aprendizagem, comunhão e evangelização, sob a liderança de pastores qualificados segundo o Novo Testamento.

Rom. 1:7; I Cor. 1:2; Atos 9:31; I Cor. 16:19; I Tim. 3:1-16
17. DAS ORDENANÇAS

Cremos que há duas ordenanças instituídas por Deus, as quais devem fazer parte do programa da igreja local, sendo elas: - A Santa Ceia, que deve ser realizada de forma cerimonial, com a finalidade de memorizar o sacrifício do Senhor Jesus na cruz do calvário, através do qual o ser humano obteve uma nova oportunidade de salvação, cremos que a celebração da Santa Ceia deve ser aberta a todos que entenderem seu propósito, sendo particular e íntimo o julgamento para esta situação; - O batismo, que conforme o exemplo do Senhor Jesus, deve ser praticado por todo aquele que crê em Jesus e O recebe como seu único e suficiente salvador e senhor, sendo realizado preferencialmente por imersão, através de um ministro do Evangelho, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Mateus 26:17-30; I Cor. 11:23-34; Mateus 3:13-17; Marcos 16:15,16
18. DA OBRA MISSIONÁRIA

Cremos que a tarefa missionária é parte essencial da vida da Igreja que deve ensinar todas as nações, fazendo que o Evangelho produza frutos em cada aspecto da vida e do pensamento. A missão suprema da Igreja é glorificar a Deus através da conquista de almas para Cristo, edificando-as em Cristo e enviando-as por Cristo. A obra de evangelização do mundo não será consumada senão por intermédio da ação missionária das Igrejas locais que devem pregar o Evangelho de Cristo a toda criatura em todo o lugar.

Mateus 28:18-20; Atos 1:8; Apoc. 5:8-10
19. DOS DÍZIMOS E OFERTAS

Cremos que a igreja local é sustentada por dízimos e ofertas, os quais serão ministrados e ensinados ao povo de Deus, sendo que o dízimo constitui um mandamento e a oferta um ato de semear no reino de Deus, ambos devem ser feitos de forma livre, sem fiscalização ou cobrança, servindo para a manutenção da obra de Deus na terra.

Malaquias 3:6-12; Lucas 6:38
20. DO ESTADO FINAL

Cremos que haverá um Novo Céu, uma Nova Terra. Como Deus criou os céus e a terra atuais para serem o cenário da sua demonstração teocrática, assim também criará o Novo Céu e a Nova Terra para serem o cenário do Reino Teocrático Eterno. A criação do Novo Céu e da Nova Terra é o ato preparatório final que antecipa o Reino Eterno de Deus. A morada eterna da Igreja também será na Nova Terra, na Cidade Celestial, Nova Jerusalém, preparada especialmente por Deus para os santos. A glória eterna de Cristo será manifestada no Reino Eterno, no Seu Governo Eterno e a Igreja estará presente para contemplar a glorificação de Cristo para sempre.

I Pedro 1:3-5; João 14:2-3; Apoc. 21